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    Cadastro Positivo


    Consumidores já estão sendo notificados sobre abertura do cadastro

    Aproximadamente, 120 milhões de brasileiros devem ser notificados via e-mail, SMS ou correspondência física sobre inclusão automática de seus dados

    Comunicação inicial está focada em consumidores que possuem operações de crédito nos cinco principais bancos do País | Foto: Reprodução

    São Paulo - O Cadastro Positivo, banco de dados que reúne o histórico de pagamento dos consumidores e que tem o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) como um dos seus gestores, já está em formação. Há algumas semanas, milhões de consumidores brasileiros têm sido notificados individualmente sobre a abertura do seu cadastro automático. A comunicação está sendo feita de três maneiras: e-mail, SMS ou correspondência física.

    Nos últimos dias, milhares de brasileiros já começaram a receber as notificações até mesmo via SMS
    Nos últimos dias, milhares de brasileiros já começaram a receber as notificações até mesmo via SMS | Foto: Lucas Silva

    Neste primeiro momento, a comunicação está focada em consumidores que possuem operações de crédito nos cinco principais bancos do país e em outras 100 instituições financeiras. A expectativa é de que ao final desta primeira etapa, aproximadamente 120 milhões de consumidores passem a fazer parte do Cadastro Positivo. Esse número ainda deverá crescer pelos próximos meses, pois empresas de telefonia, companhias de serviços como água, luz e gás e o setor varejista também deverão compartilhar informações de pagamento, o que fará com que o Cadastro Positivo agregue a população não bancarizada.

    Funcionamento do cadastro

    Na notificação, o consumidor recebe uma mensagem com direcionamento para o site www.brasilnopositivo.com.br, mantido pela Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC). A partir deste site, o consumidor poderá acessar a página do SPC Brasil para entender o funcionamento do Cadastro Positivo e acompanhar seu score de crédito (pontuação utilizada por credores para concessão de crédito) após preenchimento de login e senha.

    O SPC Brasil esclarece que caso o consumidor fique em dúvida ao receber a comunicação por e-mail, SMS ou carta, ele deve entrar no site oficial do SPC Brasil https://www.spcbrasil.org.br/cadastropositivo para obter mais informações e acessar os seus dados com cadastro de login e senha. Fundamental esclarecer também que a comunicação de abertura do Cadastro em nada tem a ver com negativação do CPF do consumidor ou cobrança de dívidas.

    Contra fraudes no sistema

    Para evitar tentativas de fraudes e ações de golpistas, o consumidor deve estar atento ao conteúdo das notificações, conforme as imagens acima, e não clicar em mensagens que contenha outro endereço diferente de www.brasilnopositivo.com.br.

    As informações do Cadastro Positivo (tanto o score quanto o histórico) só poderão ser acessadas por instituições nas quais o consumidor buscar crédito. As empresas que extrapolarem esse limite estarão sujeitas a penalidades previstas em lei. Além disso, o mercado só poderá consultar as informações 60 dias após o primeiro envio de informações de pagamentos do consumidor, sendo que o titular tem o direito de cancelar a sua inscrição, assim como reingressar ao cadastro, caso se arrependa. 


    *Com informações da assessoria de imprensa

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