Fonte: OpenWeather

    BLOG DA DRA ANNA LOUZADA


    Qual a idade certa para a criança usar aparelho ortodôntico?

    Existem crianças que precisam usar aparelho aos quatro/cinco anos, e outras que só precisarão usar após os nove ou dez anos. Em cada caso é individual, e depende do acompanhamento com o profissional

    Anna Louzada
    Anna Louzada | Foto: Divulgação

    Algumas crianças podem apresentar má oclusão (relação incorreta entre os dentes, impedindo de fechar a boca corretamente) muito cedo, às vezes antes dos cinco anos de idade. Tais características são observadas no exame físico, pelo Odontopediatra.

    As causas mais comum que indicam a necessidade de usar aparelho ortodôntico são hábitos deletérios (chupar dedo, chupeta), perda precoce de dente de leite, não ter esforço mastigatório (só comer alimentos moles/pastosos, industrializados - que não requerem o uso da musculatura).

    Muitos pais relatam ser informados que deveriam esperar trocar toda a dentição de leite, para a criança poder usar aparelho.

    O ser humano é indivíduo, e cada um tem, em sua configuração bucal, características únicas; então não existe uma idade específica para por aparelho nos dentes, e sim a configuração que o Odontopediatra e Ortodontista observam como sendo necessária para intervir, naquele momento. 

    Existem crianças que precisam usar aparelho aos quatro/cinco anos, e outras que só precisarão usar após os nove/dez anos, p.ex.. em cada caso é individual, e depende do acompanhamento com o profissional, para indicar o momento mais adequado.

    Leia mais:

    Por que tratar o dente de leite, se ele será trocado?

    Descubra como se destacar no mercado para universitários

    O Jornalismo precisa se reinventar a cada manhã

    Comentários