Fonte: OpenWeather

    Artigo


    Nosso norte é o Norte

    Nesta semana em que é celebrado o Dia do Meio Ambiente (5 de junho), vale reafirmarmos o poder da Amazônia brasileira: a pujança de sua bacia hidrográfica, sua inigualável biodiversidade

    Davi Lago é ensaísta, pesquisador e mestre em Teoria do Direito
    Davi Lago é ensaísta, pesquisador e mestre em Teoria do Direito | Foto: Arquivo Pessoal
     

    Nesta semana em que é celebrado o Dia do Meio Ambiente (5 de junho), vale reafirmarmos o poder da Amazônia brasileira: a pujança de sua bacia hidrográfica, sua inigualável biodiversidade. A pesquisadora Neide Esterci, por exemplo, afirma que aqui vivem e se reproduzem cerca de um terço de todas as espécies de seres vivos existentes no planeta. Contudo, embora a Amazônia seja única, não é imortal.

    Todos nós devemos temer a ruptura do equilíbrio ecológico que ela estabelece. Como diz o poema “Jardim Interior” de Mario Quintana: “o que mata um jardim não é mesmo alguma ausência nem o abandono... o que mata um jardim é esse olhar vazio de quem por eles passa indiferente”. Desinformação, desorganização e sacrificialismo econômico em nada contribuem para a resolução dos graves problemas de nosso país.

    Daí a importância desta Semana do Meio Ambiente: mais do que instigar nosso próprio instinto de autopreservação, a educação ambiental amplia nossa noção de solidariedade e bem-estar coletivo. Se a vida no planeta Terra está ligada à Amazônia, quanto mais a vida no Brasil.

    É como sempre me diz meu amigo Fábio Chateaubriand, sociólogo e gestor brasileiro: “Nosso norte é o Norte”. Precisamos reestabelecer um clima de racionalidade e esforço cooperativo em nossa nação através de um debate responsável de ideias. As riquezas naturais, culturais, técnicas e criativas de nosso norte amazônico são incontornáveis em nosso horizonte. A Amazônia é, sem dúvida, o ponto de partida para o futuro brasileiro.

    * Davi Lago é ensaísta, pesquisador e mestre em Teoria do Direito. Escreve sobre cidadania, meio ambiente e cultura amazônica para o Portal Em Tempo.

    Leia mais:

    Veja outros artigos de opinião de colaboradores do Portal EM TEMPO

    Desmatamento na Amazônia; qual o futuro da floresta?

    Manaus é escolhida para sediar Fórum Global para Clima e Florestas





    Comentários